20 maio 2016

Preparar, apontar e .... Fogo!

Sinopse: Uma pequena comunidade em um paraíso de aves que não voam, há muito tempo vivem pacificamente, com exceção de Red (Jason Sudeikis), um pássaro com uma raiva constante. Os pássaros se surpreenderam com a aparição inesperada de porcos liderados por Leonard (Bill Hader) em sua ilha. O bando se juntou para investigar os porcos e suas intenções.
Data de lançamento: 12 de maio de 2016 (Brasil)
Direção: Clay Kaytis, Fergal Reilly
Música composta por: Heitor Pereira
Roteiro: Jon Vitti
Produção: Catherine Winder, John Cohen

                         Sabe aquele momento em que você fica na fila esperando, esperando e esperando.... E ai você se convence que não vai ser atendido rapidamente e sua única esperança é algum jogo no celular? Pois é, foi assim que eu descobri Angry Birds, e fiquei satisfeita ao notar que esse jogo ganhou sua versão em filme.
                         Para quem não lembra, o jogo Angry Birds chegou aos celular em meados de 2009 (não vou saber dar uma data certa pra isso), que consistia em arremessar diversos pássaros, muitos com alguma espécie de poder, contra as construções dos porcos, seres redondos e muitas vezes complicados de acertar. Vale mencionar que as chances eram poucas e que você tinha que bolar uma boa estratégia para acertar com um passarinho vários locais. Resumo: perdi muitas horas em filas jogando isso!
                         Sábado fui conferir a estreia do filme e, como fui sem qualquer expectativa, sai satisfeita com o resultado (geralmente quando eu cria longas expectativas eu saio frustrada). O filme possui, certamente, um enredo infantil que se baseia no próprio jogo de celular. Nele, conhecemos Red, um pássaro mal-humorado e irritadiço (me identifiquei) que tem problemas grandes para se socializar aonde vive, de forma que procura se manter afastado de todas as pessoas de sua comunidade –inclusive, sua casa é longe das outras.
                         Por ser um pássaro descontrolado, com muitos acessos de raiva, ele é mandado para a reabilitação após um incidente hilário de raiva, e isso o coloca em contato com um pequeno grupo de pássaros completamente diferentes: um explode (Bomba), outro é rápido (Chuck), um tem cara de malvado (Terrence) e uma professora alucinada conhecida como Matilda. (P.S. todos estão no jogo).
                         Para Red, tudo era um completo tédio, até que na ilha chegam os porcos. Inicialmente, eles conquistam toda a ilha com suas ideias futuristas e festividades, o problema é que Red sabe que eles escondem algo, e isso o faz sair em busca de verdades junto com seu pequeno grupo da reabilitação.
                         Deu para notar que o filme é simples não é? Pois é, ele realmente é simples, mas é capaz de surpreender pelos pequenos detalhes, fora o fato de que é realmente muito engraçado. O que eu mais gostei no filme foi conhecer porque os pássaros atacam os porcos no jogo, e isso ficou bem claro no decorrer do filme.
                         Como todo bom filme de animação e infantil, ele explora bem a ideia da amizade, mostrando que o Red apenas se tornou alguém melhor com a ajuda dos seus novos amigos, bem como conseguiu se tornar um herói ao lado deles, vivendo em paz logo após os acontecimentos. Vale lembrar que ele realça a ideia das pessoas que sofrem bullying, como outros filmes. Acredito que essa cena de exclusão e opressão é bem forte no filme quando temos a trilha sonora de Behind blue eyes, que por sinal é uma música que está em todas as minhas playlists, em que vemos cenas de um Red criança sendo atormentado pelos colegas de escola. Já passei por coisas desse estilo, então sei o quão importante isso é, sendo um assunto que, a meu ver, deve ser sim explorado em filmes infantis.
                         Resumindo: é um ótimo filme. Eu assisti ele dublado porque queria conferir a dublagem dos Irmãos Piologo, que eu adoroooo muito. A dublagem me surpreendeu, eu confesso que odeio filme dublado pela baixa qualidade da tradução, mas esse eu achei muito... Bom. Então não se acanhe em ver ele dublado.


                         Posso dizer também que eu me identifiquei com o Red do início ao fim do filme, ignorando muitas vezes as coisas que me irritam, mas sempre tentando chutar o balde, ou chutando ele em momentos errados. E você, com quem você se identificou? Conta ai pra mim. 
Por Bruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário