25 maio 2015

Semeando ideias

Título: O Semeador de Ideias
Autor: Augusto Cury
Páginas: 254
Ano: 2014 - 7ª Ed.

Sinopse: Um poderoso homem sofre perdas irreparáveis e torna-se um colecionar de lágrimas. Despedaçado, sai em busca dos porões da sua mente e da sociedade dos seus sonhos. 
"Não é possível", pensei. Em vez de se prostrar diante de Deus, ele O chamou para um debate. E ninguém previa o que seria discutido. Depois desse episódio, ele deixou de ser um vendedor de sonhos e passou a ser um ousado semeador de ideais. E nós, após presenciar seu "debate", nunca mais seríamos os mesmos. Não apenas os que o seguíamos ficamos perplexos, como também uma multidão que se aglomerou ao redor dele, emudecida.




Acho incrivelmente fascinante os autores que conseguem encaixar uma obra a outra e fiquei realmente surpresa ao ver os figurantes do livro  "Futuro da Humanidade" deste autor dentro dessa sua outra obra. E digo mais, fiquei sabendo que sairá um filme sobre este livro e podem contar comigo lá porque obrigatoriamente irei ver!

Livro gostoso de ler, leve, e de forte crítica social e moral. Não pode faltar na coleção de quem está inconformado com a diretriz que o mundo está tomando. Sou uma completa crítica dos livros nacionais porque li vários "forçados" na escola que me deixaram com uma péssima impressão, mas alguns ainda "salvam a nossa pátria". Esse autor sempre me fascinou e eu confesso que sou uma grande fã a muito tempo dele. E exatamente por ser fã eu digo que o realismo que ele apresenta no livro é tão natural que me faz pensar em tudo o que faço no dia-a-dia.
Nossa mente é como uma casa mal-assombrada. Raramente temos a ousadia de nela entrar para reconhecer nossos fantasmas, enfrentá-los, criticá-los e repensá-los. Eu preferia negá-los, não sabia que fantasmas encobertos são indomáveis. Podemos mudar de cidade o país, porém sempre os levamos conosco. Há períodos em que parecem sepultados, mas estão apenas hibernando. Obsessões, fobias, timidez, pessimismo, egocentrismo, hipersensibilidade, necessidade doentia de poder, estrelismo social, humor depressivo, autopunição, dificuldade de relaxar são alguns dos transtornos dos adultos que tiveram a infância sequestrada. {Pag. 151} 
Neste último livro da saga descobrimos a identidade do Vendedor de Sonhos, embora já desse para imaginar desde o primeiro livro quem ele seria. Não foi uma grande surpresa para mim a sua revelação, bem pelo contrário, era esperada. Posso dizer que ele é uma pessoa que precisou se auto destruir para se encontrar. 

A única parte do livro que eu discordo é quando ele fala sobre os jogos de vídeo game. Desculpe mas ai eu realmente discordo de todos os trechos. Acho que muitos jogos influenciam realmente a mente das pessoas, mas que eles são 100% a causa de atrocidades, não...Eu preciso defendê-los (e todo mundo sabe que eu os adoro e não me imagino sem uma boa "jogatina").
-Os jovens sempre criticam a loucura dos adultos. Independentemente dos excessos cometidos pelo movimento hippie e pela contracultura, eles representam a reação da juventude contra os líderes sociais que queriam enfiar goela abaixo da população suas insanidades. Mas aonde estão os jovens idealistas? Os que lutam pelos seus direitos? Os "rebeldes" que acusam as aberrações do sistema social? Pela primeira vez foram calados. O veneno do sistema foi tão penetrante e eficiente na era digital que os entorpeceu. Como dependentes, eles o querem em doses cada vez maiores. {Pag, 106}
O livro termina então com a demonstração da Escola da Inteligência, que é um programa de desenvolvimento psicológico criado pelo próprio Cury (aeee) que tem fundamentos na teoria de inteligência multifocal (que você terá que ler para descobrir o que é, se não perde a graça total!). O livro repete a dose dos dois anteriores com um final que me surpreendeu bastante, achei que não teria um espaço reservado a felicidade para alguns dos personagens mas tem, acreditem. Fora que o autor trabalha bastante a ideia de que os "Bajuladores" causam mais mal a nós do que os nosso próprio inimigos e... Bom, eu vou terminando por aqui. Vou deixar vocês com aquele gostinho de quero mais. Leiam e depois me contem o que acharam. É m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!

Por Bruna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário