10 julho 2016

Animais Fantásticos e Onde Habitam - Newt Scamander/ J.K. Rowling


Autor: Newt Scamander/ J.K. Rowling
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Ano: 2001
Páginas: 64
Título Original: Fantastic Beats & Where to Find Them
Sinopse: A acromântula é uma aranha monstruosa de oito olhos e dotada de fala humana, foi desenvolvida pelos bruxos para guardar suas casas ou tesouros... O basilisco, também chamado de rei das cobras, é verde-vivo e pode alcançar até quinze metros de comprimento. Sua criação foi declarada ilegal, desde a época medieval. O dragão é o animal mais mágico do mundo; seu couro, sangue, coração, fígado e chifre têm grandes propriedades ilusionistas.


Estas breves descrições são apenas uma amostra do que o leitor pode encontrar em Animais fantásticos & onde habitam , de J. K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Newt Scamander, e com prefácio do sábio Alvo Dumbledore. Ao livro, adotado pelos professores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e considerado uma obra-prima, atribui-se a responsabilidade pelo bons resultados dos alunos nos exames de Trato das Criaturas Mágicas. E a obra não é recomendada só para estudantes. "Nenhuma casa bruxa está completa se não possuir um exemplar." Trata-se de um guia com mais de 80 espécies de animais e seus respectivos hábitos, costumes e origem.

Este exemplar lançado no mundo dos trouxas (não-bruxos) é uma duplicata do Animais fantásticos & onde habitam de Harry Potter, editado, inclusive, com notas informativas que ele e seus amigos fizeram à margem das páginas. Segundo Scamander, Animais... já está em sua 52ª edição e esclarece, entre outras dúvidas, o significado de animal para a comunidade mágica; fornece sua classificação; a percepção dos trouxas sobre esses seres; ensina como e por que mantê-los ocultos em hábitats seguros, desobediência esta que incorre em multa; e faz um histórico das normas impostas pelo Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia, ao longo dos séculos, para preservar as feras fantásticas e assegurar aos bruxos o prazer de apreciar seus poderes e beleza.

A escritora escocesa J. K. Rowling cedeu todos os direitos de publicação desta obra para a Comic Relief, uma organização humanitária criada por comediantes britânicos para ajudar crianças carentes. Eles usam o riso para combater a pobreza, a injustiça e a calamidade.

Por exigência da autora, os nomes dos animais foram mantidos na Língua Inglesa, com a tradução entre parênteses.


Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Li recentemente toda a coleção Biblioteca de Hogwarts, começando pelo "Animais Fantásticos e Onde Habitam", já que logo terá o filme.

O livro é bem didático, já que é uma reprodução do que Harry usava na escola pra estudar, então ele tem características dos nossos livros de ciências e um pouco de Direito Ambiental, preservação de animais e espécies em extinção.

A parte inicial do livro é toda dedicada a conhecermos o Newt Scamander como autor do livro, pesquisador e amante dos mais diversos animais mágicos existentes. Também temos um prefácio escrito por Dumbledore, a convite especial do autor. Após isso, entramos na parte mais didática, onde começa-se a explicar o que seria um animal, a importância da Magizoologia, entre outros temas, para então chegar na classificação deles.

A descontração ficou por parte das anotações do Harry, do Rony e da Hermione que aparecem logo na primeira página e em determinados animais com quem eles “conviveram”, a exemplo o Bicuço, a Acromântula e o Dragão Norueguês, famoso Norberto.

Um ponto negativo é que o livro é em edição econômica, então tem que cuidar para não o estragar na hora de o manusear e ler. Inclusive achei muito simples para o valor que é cobrado, pois é o mesmo de uma edição normal, sendo que do mesmo valor temos "Os Contos de Beedle, o Bardo", mas numa versão melhor e mais bonita.






Abraços e até a próxima!

Por Jéssica

Nenhum comentário:

Postar um comentário