19 dezembro 2015

O Livro dos Manuais - Paulo Coelho

Autor: Paulo Coelho
Editora: Inédito/Exclusivo
Ano: 2008
Páginas: 111


Sinopse: Inédito, o livro apresenta 16 guias e manuais com inúmeras sugestões sobre temas cotidianos. Paulo Coelho trata com humor e sabedoria sobre amor, batalhas internas, busca da auto-realização e ainda escreve dicas, por exemplo, de como viajar de verdade, e não apenas contar para os amigos que conhece outros países?. O livro é ilustrado por Fernando Villela, ganhador do prêmio Jabuti 2007, na categoria infantil.








Faz um tempo que eu comprei esse livro do Paulo Coelho e o deixei por uns dois anos na estante só pegando pó, até que mês passado decidi que o leria, já que eu queria muito algo curto e rápido, apenas para fechar o mês.

Assim que finalizei o livro fiquei com apenas um pensamento na minha cabeça, batucando sem parar. Por que eu demorei tanto para o abrir?

Primeiramente eu gostaria de avisar que esse livro foi disponibilizado em alguns shoppings do Brasil como uma cortesia para quem comprasse até determinado valor, sendo um presente de Natal de 2008. Por este motivo, acredito que a única forma de o adquirir nesta versão seja nos Sebos, assim como eu fiz com o meu.

O Livro dos Manuais é uma reunião de diversos temas dispostos em tópicos, alguns são divertidos e outros abordam temas mais profundos, que refletem o autoconhecimento. Ao todo são 16 capítulos que vão desde os motivos para uma mulher amar um homem, até o caminho da busca espiritual.

Segundo o autor, ele sempre teve o gosto por manuais e aos poucos começou a elaborar os próprios, sendo de início apenas um passatempo até que lhe foi solicitado um texto. Neste momento decidiu reunir o que já vinha escrevendo para publicar no formato de um livro. Vários dos tópicos foram escritos com base em outros textos e manuais, os quais tem a origem indicada logo abaixo do título do capítulo. E o autor finaliza com uma sugestão: para escrevermos nossos próprios manuais.

O manual que eu mais gostei, foi com toda a certeza o primeiro: Convenção dos Feridos por Amor. Achei super criativos os tópicos elaborados e muito condizentes com o que as pessoas passam quando se deparam com o sentimento “amor”.

Mais para o final do livro, nos deparamos com manuais que relembram alguns livros que o Paulo Coelho escreveu, uma vez que abordam temas complexos como filosofia de vida, espiritualidade e a sociedade (aqui vemos uma crítica ao comportamento que a sociedade espera que tenhamos).

Portanto, o livro é uma de mistura crítica, reflexões e bom humor, que são descritos de forma tão simples e discreta que mal percebemos se a leitura for feita desatenta, mas se bem aproveitado, pode servir para boas reflexões.

Quanto a diagramação, o livro é muito bonito. As folhas são grossas e cada início de capítulo possui uma ilustração que reflete o que será abordado nos tópicos. Abaixo deixarei algumas fotos do interior dele para vocês verem como que é.

OBS.: Encontrei a versão dele em eBook no site da Livraria Cultura e da Amazon, mas com uma capa nova.




Até a próxima!

Por Jéssica

4 comentários:

  1. Poxa, não sei porquê, mas não consigo gostar de Paulo Coelho =(
    (mentira, sei sim, é por causa do que ele fez com o Raul)
    Achei bem interessante a ideia do livro, gosto de livros assim e as imagens são muito bonitas, dá até vontade de fazer uma caça ao tesouro nos sebos, já que não parece ser fácil de encontrar (mas aí eu lembro do Raul e a vontade passa XDD)
    Gostei bastante da resenha e das fotos :D
    To seguindo o blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, obrigada pelo comentário!
      Eu sou muito fã do Paulo Coelho, algo que começou na adolescência ainda e tenho continuado até hoje. Porém, todos sabemos que ele ou é detestado, ou amado. Uma pequena que o que aconteceu te fez desgostar dele.

      Excluir
  2. Tá vendendo no metrô consolação, numa daquelas máquinas de venda de livros!

    ResponderExcluir
  3. Olá, nunca fui fã de Paulo Coelho, mas acabei lendo este livro que veio junto em um lote de livros usados que arrematei em um leilão. Primeiro me interessei pela diagramação e ilustrações muito bonitas, e depois pela dinamica do texto (por ser em tópicos, ser curto, e possuir o caráter de manual de instruções). Bom, deixo minha declaração que pulei algumas partes, e continuo não gostando dos textos do autor... mas isto é questão de gosto pessoal. Buscando mais informações sobre esse trabalho, que me pareceu sair um pouco do padrão dos livros mais badalados dele, me deparei com muita gente interessada. Então deixo aqui um link, para quem tiver interesse. https://piratecoelho.files.wordpress.com/2008/12/livropaulocoelho.pdf

    ResponderExcluir