24 setembro 2015

Maze Runner: Prova de Fogo


Sinopse: O labirinto foi só o começo, o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do primeiro filme, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade, mas essa percepção é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes, os Cranks, que ameaçam devorá-los vivos. Em busca de pistas sobre a poderosa e misteriosa organização conhecida como C.R.U.E.L, a viagem irá leva-los para Scorch, um terreno deserto e desolado onde irão se juntar a combatentes da resistência e enfrentar as forças superiores em obstáculos inimagináveis.Para sobreviverem nesse mundo hostil, eles terão que fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo. A superfície da Terra foi queimada pelo sol, então o calor é causticante durante o dia. Há ainda rajadas de vento gélido à noite e um ar irrespirável, pois no deserto do novo mundo, até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante.Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter que escolher em quem acreditar.

Título original: Maze Runner - The Scorch Trials 
Direção: Wes Ball 
Lançamento: 17 de setembro de 2015 
Duração: 110min
Elenco: Dylan O'Brien como Thomas, Ki Hong Lee como Minho, Thomas Brodie-Sangster como Newt, Kaya Scodelario como Teresa Agnes, Patricia Clarkson como Ava Paige
Roteirista: T.S. Nowlin
Autor da obra original: James Dashner
♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ 


Olá galera, tudo bem com vocês?

Ultimamente eu não tenho me viciado em mais nenhuma saga ou série. Existem muitas hoje em dia e confesso, acabei lendo uma péssima saga antes de ver um dos filmes (e me decepcionar ainda mais) e isso me fez ter cautela com todos os livros que viram filme e viram febre. Ainda bem que eu abri uma grande exceção com Maze Runner. Relutei muito antes de ver o primeiro filme e acabei apaixonada e necessitando do livro. Essa resenha é voltada apenas ao filme, não pretendo citar se ele é fiel ou não ao livro porque eu ainda não li, mas irei ler em breve e prometo uma resenha. 

Após saírem do labirinto e finalmente encontrarem cama, comida e roupa lavada, pela primeira vez após todos os incidentes ocorridos e entes queridos perdidos, Thomas conhece Aris, um garoto que aparece do nada pela tubulação em seu dormitório para lhe mostrar que a tão sonhada nova vida que Janson (que muitos conhecem como Petyr Baelish em Game of Thrones) oferece é apenas uma farsa e que novamente os garotos são alvo de uma conspiração em busca da cura. Acoados, com medo novamente eles se põem a cair na noite em busca de refúgio, abandonando o conforto que aquelas instalações novas lhe oferecem. 

Mas o filme é a prova viva de que nada está tão ruim que não possa piorar. Longe do conforto, os garotos estão em meio ao deserto, onde descobrem que o labirinto não é a única coisa que podem matá-los: os Cranks (que são uma espécie de zumbis, umas criaturas disformes). Em fuga sempre em direção as montanhas para encontrar a organização Braço-Direito, que combate o C.R.U.E.L. Mas chegar até eles não é tão fácil quanto parecia, e entre eles existe um traidor... Já faz ideia de quem é? 

Bom, eu quase nem gostei do filme, estive nos cinemas duas vezes assistindo ele, ou seja, independente do que eu vi alguns fãs que leram os livros falando, eu achei incrível o filme. Ele segue bem o primeiro livro, o filme todo tem ação e mistura com a história, ou seja, os personagens interagem conforme o necessário para sair vivo. Tem uma lógica a ação deles com a história que é para ser passada para nós. Acho válido dizer que eu adorei os Cranks, mesmo. E não foram apenas um susto, foram vários que eu tomei e acho que todo o contexto me fez querer os livros. 

Não apenas isso, mas acabei levando para esse novo vício a minha amiga e parceira aqui, e tenho um parecer dela sobre o filme, ou seja, é incrível, e ela veio ilustrar meu pensamento, afinal acabou afeiçoada pelo encanto do Minho: 
"Amei o filme! Me senti como se redescobrisse a magia das sagas, não que isso não tenha acontecido com outras atuais como os Jogos Vorazes, mas sendo uma amante de filmes de zumbis e desastres que derivam de vírus e afins, foi impossível não me render a história deste. Independente do quão fiel ou não tenha ficado em relação aos livros, a produção cinematográfica merece elogios. E digo mais, se não fosse pelo filme tão bem feito, eu não teria tido curiosidade em ler o livro. Parabéns aos produtores, diretores e roteiristas, me conquistaram."
O mais legal de tudo foi saber que nos Estados Unidos este filme bateu bilheteria no filme do Johnny Depp, Aliança do Crime. Para quem, assim como eu, não conhece o filme do Depp ai vai um breve resumo: O filme conta a verdadeira história de um criminoso e irmão do senador dos Estados Unidos que acaba se tornando um informante do FBI. Interessante, e com possuindo o nosso amado Depp no elenco já é sinal de sucesso, então, aos fãs de Maze Runner, vamos ouvir muitos vivas porque não é qualquer coisa passar um filme dele: foram US$30,3 milhões, contra US$32,5 milhões de Maze Runner. 


Eu discordo que o filme seja "muito correria" como andei lendo nas críticas em diversos jornais onde afirmam que a correria dos personagens atrapalhou a ideia que o filme gostaria de passar. Ao meu ver foi ao contrário, no primeiro filme já vimos a correria mesmo dos personagens então se isso não tivesse realmente no segundo filme, eu sairia bem decepcionada. Concordo que possam ter sofridos muitos desvios do livro para a tela, mas hoje em dia acho difícil encontrar um filme que seja 100% do livro, sei que tem mas é difícil. E isso também é algo que eu nem poderia discutir, afinal não li o livro e há muito tempo parei de esperar que os livros e os filmes ficassem em mesmo patamar. 

O filme, em minha opinião geral é incrível. Desde o primeiro me afeiçoei a um personagem, o Newt, embora eu saiba que logo mais o desfecho dele não será legal para mim; gosto da ideia da correria, e é uma das poucas sagas que eu parei e disse "eu irei ler, chamou atenção" assim como Jogos Vorazes e Divergentes que eu acho que hoje são as maiores que estão tendo. Aliás, vi muitos fãs dessas duas outras sagas no cinema e achei isso surpreendente, é bem legal ver fãs assíduos de outras sagas prestigiarem outros filmes, fica meu parabéns a eles que não perderam o tempo xingando na internet como já aconteceu diversas vezes em outros casos e com antigas sagas de destaque por puro recalque. Parabéns mesmo.

Aliás, a título de curiosidade, três atores do filme já atuaram juntos na série Game of Thrones, são eles: Aidan Gillen, conhecido por interpretar Petyr Baelish (não tem como não reconhecer de longe né?), a atriz Nathalie Emmanuel, que interpreta a personagem Missandei e Thomas Brodie-Sangster, que deu vida ao personagem Jojen Reed.Elenco de peso não é?

E ai galerinha que leu o livro, que viu o filme, o que vocês comentam para nós? Gostaram do filme, não gostaram, por que?  Ainda não foi ver? Corre lá, ainda dá tempo e aposto que não vai se decepcionar. E se você se decepcionar, conta pra nós porque. 

E assim eu deixo um abraço para cada um de vocês, 
Por Bruna 

2 comentários:

  1. O filme é incrível, prende a atenção do telespectador em todos os momentos.
    O filme realmente não é fiel ao livro, mas é super bem produzido e maravilhoso de ver.
    adorei o post!
    beijos

    eraumavezumaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uffa ainda bem alguém concordou com nós, o filme é realmente incrível! hasuahusahsa espero que logo chegue meu box dos livros e ai sim poderei comparar com o filme. Mas vale a pena ver ele né? Fora que os meninos são uns gatos (sim, falo mesmo).
      Ganhou mais uma seguidora!!
      Um beijão!

      ~Por Bruna.

      Excluir