09 outubro 2015

Eles conseguem te ver?

Título original: The Eye
Gênero: Terror 
Direção: Xavier Palud, David Moreau
Lançamento: 2008 
Duração: 1h 37min
Elenco: Jessica Alba, Alessandro Nivola, Parker Posey, Fernanda Romero 
Roteiro: Sebastian Gutierrez. Oxide Pang e Danny Pang. 

Sinopse: Los Angeles. Sydney Wells (Jessica Alba) é uma violinista renomada, que sofreu uma tragédia na infância que a deixou cega. Ela sempre sonhou em fazer uma cirurgia de transplante de córneas e, quando finalmente consegue, recupera a visão. Para se adaptar à nova situação ela conta com a ajuda de sua irmã Helen (Parker Posey) e do dr. Paul Faulkner (Alessandro Nivola), um neuro-oftamologista. Porém logo Sydney passa a ver imagens sombrias e aterrorizantes, que a assombram. Sem saber se a situação é consequência da adaptação de seu cérebro à nova situação, Sydney passa a desconfiar que a causa está ligada ao doador anônimo das córneas usadas em sua operação.

♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ 
Falae, pessoal! Dia das Bruxas chegando, eu considero este um ótimo mês, talvez porque aqui no Brasil não tenhamos muitas comemorações então o povo supre isso com muitos filmes de terror. E esse mês eu trago os melhores que assisti para vocês. 

Esse certamente é um daqueles filme que você não daria a minima se estivesse trocando de canais mas chamou muito a minha atenção. No início achei, pela própria descrição, algo bem bizarro, que não poderia me surpreender mas tive que engolir minha própria crítica no desenrolar do filme. 

Sydney é uma garota como qualquer outra, tem uma vida promissora embora seu único problema seja a cegueira, um problema que tivera durante a sua infância que lhe custara o brilho do mundo. Após o primeiro transplante de córneas ser rejeitado pelo seu corpo, ela acaba se aventurando em um segundo e, quando finalmente descobre que pode voltar a ver o mundo como ele é começa a se arrepender do antigo desejo da visão. Por algum motivo ela começa a ver pessoas que já morreram, não conseguindo distinguir o que é real do que é imaginário. Perdida em um mundo de ilusão e realidade e mesmo após ter apoio do Dr. Paul, que ela tem certeza que ele não consegue acreditar no que ela possivelmente vê, o desespero começa. 

Ela não apenas vê pessoas que já morreram mas também visualiza como elas morreram e nota atrás de algumas pessoas da multidão seres escuros que estão a espera da pessoa que possivelmente irá morrer. Começa a ver cenas de uma possível garota que teria sido sua doadora de córneas em um sofrimento agoniante em que é considerada bruxa e de um grande incêndio. A única forma de descobrir o que acontece com ela é ir em busca da família desta doadora. 

Acompanhei as críticas do filme, que por sinal me surpreenderam por serem inúmeras, milhares, porém a maior parte afirma que o filme se tornou fraco, afinal é uma refilmagem de  The Eye - A Herança (2002) com direção de Pang Brothers. Enquanto eu assistia o filme não pude deixar de assimilar este filme com o Sexto Sentido e aposto que muitos dos que já viram também farão essa comparação, afinal o filme tem a mesma base que é a visão de pessoas mortas, porém com o diferencial de que este filme traz um pouco da ideia de videncia, de uma pessoa dotada, através de um artefato, que pode visualizar almas atormentadas que permanecem no plano terreno; não posso deixar de comentar que também traz a tona a ideia de uma pessoa que consegue notar claramente o quão perto da morte outra pessoa está. Sinistro não é? 

Gostei muito da cena do filme em que se descobre que há uma teoria que fala que quando uma pessoa faz o transplante de córneas ela agrega a si uma parte de tudo o que a doadora viveu, o que seria a explicação básica para o que acontece com a Sydney. 

Independente do que falam sobre o filme original, que eu não assisti, eu achei bem interessante esta versão. É um misto de Premonição com Sexto Sentido que para mim deu muuito certo. Imagine acordar após uma cirurgia e descobrir que a pessoa que está do seu lado pode nem estar viva? Ou que uma grande massa escura anda atrás de um ente querido? Fascinante, e eu recomendo este filme. 

E você, já conhece o filme? 

Essa é a minha indicação para este início de final de semana, vale a pena conferir!!!! 
Até a próxima, 
Por Bruna 

Um comentário:

  1. Olá!!
    Não conhecia esse filme e fiquei muito curiosa! Achei muito boa a ideia principal dele.
    Vou ficar esperando sua próxima sugestão, já estou adorando!
    Beijão

    http://leitoracretina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir