27 abril 2015

Halo Cryptum: A Saga dos Forerunners


Título: Halo Cryptum: A Saga dos Forerunners 
Autor: Greg Bear
Tradutor: Júlio de Andrade Filho 
Páginas: 318
Editora: Planeta do Brasil 
Ano: 2012 - 1ª ed.

Sinópse: Há 100.000 anos, a galáxia era povoada por uma grande variedade de seres. Mas havia uma espécie que superava todas as outras em termos de tecnologia e conhecimento, dominando assim as demais: os Forerunners, guardadores do Manto, o próximo estágio da vida no Universo.
E daí eles desapareceram. Essa é a sua história.
                                                                   * * *

Bornstellar Nascido nas Estrelas de Duração Eterna é um jovem rebelde Forerunner. Ele se configura como um Manipular, ainda aguardando para tomar seu lugar de direito em sua família de Construtores, a casta mais alta e poderosa dos Forerunners. São eles que criam a tecnologia que permite a dominação sobre o Universo. Mas, apesar dos esforços de seu pai, ele possui outros planos.
Obcecado com os tesouros do seu passado, passa a buscar os artefatos deixados por seres desaparecidos - os Precursores. Nessa viagem, Bornstellar encontrará muito mais do que imagina, pois forças maiores do que ele estão em movimento e nada mais será o mesmo no Universo.
A dominação Forerunner está chegando ao fim. 
A história dos Forerunners, a história do meu povo, tem sido recontada tantas vezes, e cada vez mais dealizações, que ficou quase irreconhecível, até para mim.[pág. 07]


          Começo deixando claro que eu a-d-o-r-o a ideia de criar livros baseados em jogos de vídeo game. Isso sempre me atraiu, e eu geralmente busco comprar e ler esse tipo de narrativa, uma porque eu sou uma grande viciada em jogos e acredite grande parte do meu tempo livre é depositado em cima disso. Acho que é uma forma de mostrar para os fãs que com o final do game a empresa quer manter viva a trama que tanto adoramos, serve como um ótimo complemento ao próprio jogo, sem contar que também é uma forma de trazer mais fãs a série aclamada. Nem deu para notar como eu me empolguei certo?   
           Geralmente, o game é minucioso e rico em detalhes te dando mais liberdade de interação que fica complicado colocar sobre ele a parte mais “burocrática” que seria, neste caso, a própria história e a explicação dos interesses pessoais de cada personagem. Neste livro o autor merece muitos aplausos porque ele trouxe toda a história e recriou-a em... páginas. Ele ilustrou muitas coisas que o jogo, por ser ação, dera apenas pinceladas. Mas tudo tem seu lado ruim. O fato de o autor depositar toda a explicação do jogo em um livro o torna pesado e maçante. Minha opinião sobre isto: não entendi muita coisa desse livro. Mas eu já me explico.


          Eu gostei do livro e não gostei ao mesmo tempo. Isso soa confuso eu sei, mas é realmente isso. Eu gostei porque o livro retrata coisas como “vamos viajar a Marte” como se fossem as férias de escola que vamos para a praia. Algo nesse gênero, como algo natural. Imagine que legal você poder sair de um planeta e ir a outro sem se preocupar? Eu acho incrível e o autor soube usar o espaço do livro para mostrar que na época em que ocorrem os fatos isso era tão comum, que existiam naves e muita infraestrutura disponível para isso. Achei dez, muito bom. O fato dos personagens terem acesso a uma espécie de voz interior que eles chamam de “ancilas” me fez sentir vontade de realmente viver no futuro, o Google perde para aquilo fácil fácil. Posso dizer que essa riqueza nesses detalhes fez o livro ser o espetáculo que é.



          Sobre os personagens em si, não consegui imaginá-los muito bem nem nada do gênero. Cheguei à conclusão de que seriam possíveis máquinas, seres totalmente superiores e com uma inteligência vasta demais para tudo. A retratação dos humanos no livro é show, porque o autor deu a entender que nós realmente conseguimos nos extinguir, que levamos o nosso planeta ao extremo por isso a menção de que existem vários planetas povoados e isso eu realmente achei o ponto mais alto do livro. O que não se trata de uma verdade, afinal estamos conseguindo nos matar e matar nosso planeta aos poucos.
          Eu leio inúmeras sagas e sei como funciona o primeiro livro, que é sempre o terror de tudo. O primeiro livro de uma saga geralmente é aquele que o autor tem a necessidade de nos fazer entrar naquela história, de fazer com que a nossa imaginação saia do comum e entre em sintonia com a dele. Infelizmente a minha imaginação não me permitiu essa viagem e acredito que por isso eu não consegui pegar a essência do que ele tentou me passar. Este primeiro livro realmente é bem complicado de ler. Complicado que eu me refiro por ter muita teoria, aquela coisa pesada de explicar mundos, máquinas, diferenças de raças, quem e o que está envolvido na trama.  O livro é tão rico de informações que eu cheguei a me confundir e acabar no zero a zero com ele em muitas coisas, por isso não posso nem criticar nem elogiar ele, apenas comentar sobre os pontos fortes e fracos que tiveram.

          Mas nada disso pode desmerecer a geniosidade do autor que nos deu um pouco do vislumbre do nosso possível (aeee) e desejado futuro, afinal ainda queremos conhecer outros planetas, quem nunca?

          Sobre a capa do livro, eu realmente achei boa. Ela retrata o mundo dos personagens, uma ideia de que a tecnologia chegou a um patamar que hoje não conseguiríamos imaginar. Ela deixa claro que o livro não é igual a qualquer outro e que ele já traz informações de algo diferente do que temos hoje. Ai muitas pessoas me perguntaram: Vai ler o dois? Sem sombra de dúvidas. O primeiro livro de muitas sagas é o mais difícil, ainda mais este que traz a releitura de um mundo atualizado, diferente do nosso, mas isso não significa que o livro seja ruim. Pelo contrário, significa que traz uma visão totalmente nova que não estamos acostumados e por isso é de difícil compreensão.
          Já temos no Brasil a saga completa, para a nossa total alegria, pois sabemos que algumas sagas demoram horrores para serem traduzidas.  Trago a data de lançamento, quando eles chegaram para nós já traduzidos.
  • Halo Cryptum: A saga dos Forerunners com seu lançamento em 2012;
  •   Halo Primordium: A saga dos Fererunners com lançamento em 2013;
  •     Halo Silentium: A saga dos Fererunners com lançamento em 2013.

Eu apostei no livro e continuarei apostando e espero conseguir logo ler o dois, e claro, postar mais um pouco sobre ele para vocês. 
Para ouvir enquanto lê, afinal é necessário sempre haver uma trilha sonora: Rise Against - Dirt And Roses 
Por Bruna ♚ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário