31 outubro 2015

Especial Dia das Bruxas

Olá monstrinhos!



Nós da Garimpeira de Livros resolvemos dedicar um post especial ao Dia das Bruxas, o nosso dia do ano preferido. Viemos trazer para vocês livros e filmes que conhecemos que trazem a tona criaturas das trevas afinal, reza a lenda, hoje é o dia em que elas caminham sobre a Terra para se vingar, reencontrar conhecidos ou apenas aprontar. Vamos torcer que eles não nos procurem hoje, ok?



01) O Exorcista: Filme e livro

É óbvio que eu começaria este post com O Exorcista, o filme de terror que certamente já fez seus pais sofrerem uma noite de insônia. Falo seus pais pois realmente o filme é beem antigo, provavelmente eles conheçam -meus pais foram ao cinema assistir então... E eu estou sofrendo com essa foto!!!!
Já foi feita resenha no blog sobre o livro, ambos são realmente idênticos, complementos ótimos. A história é conhecida, basta procurar aqui que terá um especial sobre ele. Essa garota.... Realmente eu sofro com ela. Muito. Imagine ela tocando sua campainha e pedindo "doçuras ou travessuras". Infarto na hora. A partir deste filme, muitos outros, usando esta mesma temática, surgiram, então é um filme clássico caso busque um pouco de arrepio no seu dia. 

02) A estrada da noite (Joe Hill) 


Uma lenda do rock pesado, o cinqüentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta. 
'Vou 'vender' o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto...'Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um.Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora.O espírito parece estar em todos os lugares, à espreita, balançando na mão cadavérica uma lâmina reluzente - verdadeira sentença de morte. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude. Numa corrida desesperada para salvar sua vida, Jude faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica. Durante a perseguição implacável do fantasma, o astro do rock é obrigado a enfrentar seu passado em busca de uma saída para o futuro. As verdadeiras motivações de vivos e mortos vão se revelando pouco a pouco em A estrada da noite - e nada é exatamente o que parece.Um ótimo livro, Joe Hill vem disputando este espaço e conquistando muita a atenção do público. Eu desafio você a ler este livro e não sentir um frio na espinha enquanto Jude é praticamente assombrado!

03) Carrie a Estranha (Stephen King): Filme e livro 


É claro que essa cena você conhece! A mais famosa cena do cinema, certamente, da mocinha banhada em sangue. Arrepiei-me toda só de me imaginar em meio a tanto sangue, brrr. 
Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos. Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.

04) O Chamado (The Ring) 


A repórter Rachel Keller decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha Katie Embry, que, segundo os médicos, morreu de parada cardíaca.

Tudo indica que sua morte está relacionada a uma sinistra fita de vídeo que dizem ser amaldiçoada pelo espírito de uma garotinha de roupa branca e cabelos longos, pois, ao término do filme, o telefone toca e uma estranha voz anuncia a morte de quem a assiste para uma semana.
No início, pensando que se trata apenas de um boato de colégio, a repórter decide assistir a tal fita e, ao seu término, recebe o telefonema macabro.
O que antes parecia ser apenas uma lenda urbana, acabada se tornando um terror real, quando o filho da repórter, o pequeno Aidan Keller, sofrendo de insônia, encontra a fita e também a assiste.
Rachel agora tem que lutar contra o tempo, sendo que ela tem apenas os sete dias para descobrir de onde veio a fita, quem a produziu e o motivo de ela matar as pessoas que a assistem nesse curto período de tempo.
Rachel vai atrás da verdadeira história de Samara, a garotinha que aparece no vídeo. Enquanto isso, coisas assustadoras começam a acontecer.
Samara, Samara... Não posso dizer que gosto de você. Eu até torci por ti, achando que era injustiçada! 

05) A Bruxa da Noite (Nora Roberts) 


Eu não ia esquecer das nossas belas e amadas bruxas. Quem não é fã delas, não é mesmo?
Com pais indiferentes, Iona Sheehan cresceu ansiando por carinho e aceitação. Com a avó materna, descobriu onde encontrar as duas coisas: numa terra de florestas exuberantes, lagos deslumbrantes e lendas centenárias – a Irlanda. Mais precisamente no Condado de Mayo, onde o sangue e a magia de seus ancestrais atravessam gerações – e onde seu destino a espera. Iona chega à Irlanda sem nada além das orientações da avó, um otimismo sem fim e um talento inato para lidar com cavalos. Perto do encantador castelo onde ficará hospedada por uma semana, encontra a casa de seus primos Branna e Connor O’Dwyer, que a recebem de braços abertos em sua vida e em seu lar. Quando arruma emprego nos estábulos locais, Iona conhece o dono do lugar, Boyle McGrath. Uma mistura de caubói, pirata e cavaleiro tribal, ele reúne três de suas maiores fantasias num único pacote. Iona logo percebe que ali pode construir seu lar e ter a vida que sempre quis, mesmo que isso implique se apaixonar perdidamente pelo chefe. Mas as coisas não são tão perfeitas quanto parecem. Um antigo demônio que há muitos séculos ronda a família de Iona precisa ser derrotado. Agora parentes e amigos vão brigar uns com os outros – e uns pelos outros – para manter viva a chama da esperança e do amor.

06) A Mulher de Preto (Susan Hill) : Filme e livro


Arthur Kipps (SIIIM, Daniel Radcliffe, nosso eterno Harry Potter) foi enviado por seu escritório para regularizar os documentos de uma mansão abandonada, próximo a um vilarejo, cujas crianças morrem misteriosamente de tempos em tempos, sem que ele soubesse de nada disso. Quando começa a ter uma série de visões sinistras durante a execução de suas tarefas, inclusive uma de uma mulher vestida de preto, ele descobre que existe algo relacionado ao passado daquele local e decide investigar, provocando a ira dos moradores e a morte de mais vítimas. Agora, só o tempo para dizer se o seu instinto paternal irá ajudar a resolver esse perigoso e grande mistério.
Ok, você pode tentar ver por conta do Daniel, eu deixo vai #risos.

07) Guerra Mundial Z (Max Brooks): Filme e livro


Com Guerra Mundial Z, o norte-americano Max Brooks faz uma paródia dos guias de sobrevivência convencionais e expõe a paranoia coletiva que tomou conta do mundo, em especial dos Estados Unidos, na era Bush. No livro, que dá continuidade ao bem-sucedido O guia de sobrevivência aos zumbis, o autor adota um tom científico nas pretensas entrevistas que conduziu com os sobreviventes do ataque que quase extinguiu a humanidade. O narrador de Brooks é um integrante da comissão da ONU encarregado de elaborar o relatório sobre o assustador conflito que quase aniquilou o planeta. Da identificação do paciente zero, contaminado nas ruínas de Dachang, na China, até Mary Jô Miller, a arquiteta de elite que pode pagar para se proteger, passando pelo depoimento de um soldado da infantaria que lutou no conflito, nada escapa à verve do autor. Irônico, Brooks destaca ainda o quanto os homens são ingênuos em achar que podem se defender de pragas e criaturas alienígenas. Governos corruptos e com interesses eleitoreiros podem destruir qualquer Departamento de Defesa, ou conduzi-lo para o front errado. O autor mostra ainda como as sociedades desmoronaram e foram forçadas a se reorganizar após o colapso das instituições que as mantinham, levando as pessoas a atos extremos de heroísmo e altruísmo, bem como de egoísmo e mesquinhez. Além de recorrer ao fantástico para traçar um painel das reações humanas diante de crises e tragédias inexplicáveis, Brooks tece comentários ácidos sobre temas diversos como o autoritarismo na China e na União Soviética; a falsificação de relatórios de inteligência por parte do governo dos Estados Unidos para justificar a invasão ao Iraque em 2003; o impacto social e ambiental de grandes empreendimentos como a represa de Três Gargantas, na China; a opressão imposta por regimes fundamentalistas, como o talibã no Afeganistão e o tráfico internacional de órgãos, envolvendo países como o Brasil.

E então galera, fizemos um Top 07 de bons filmes que possuem livros (em sua maioria) aqui e que são ótimos para aproveitar esta data, mas sem nos causar muitos medos desnecessários. Alguns acreditam que o dia das Bruxas é um dia de puro poder e magia, então nada melhor do que aproveitar com segurança. 


Eu adoro o halloween, é o único dia do ano em que todos usam uma máscara, e não apenas eu. As pessoas gostam de fingir que são monstros, enquanto eu tenho que passar o ano fingindo que não sou um. -Dexter Morgan

E aqui nós vamos nos despedindo. Espero que a minha velha capa e chapéu ainda sirvam afinal, hoje podemos ser monstros.
Doçuras ou travessuras? Prometo guardar balas para vocês e ah, papel higiênico na casa alheia não é legal, limpar dá trabalho!






Abracadabra ~
Por Bruna e Jéssica.  


Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    O Exorcista dá muito medo! Nossa! Já o Guerra Mundial Z é bem mais light, quase não se percebe o terror dele. O Chamado é um clássico! E o Carrie, A Estranha eu nunca assisti a versão mais antiga, só a mais recente e gostei bastante!

    Beijão
    Leitora Cretina ♡

    ResponderExcluir