20 fevereiro 2016

Guerra Civil

E se você tivesse que escolher um dos lados...


Autor: Stuart Moore
Tradutora: Michele Gerhardt MacCulloch
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 391
Título Original: Civil War - a novel of the Marvel universe
(Guerra Civil)

Sinopse: Homem- Aranha. Homem de Ferro. Capitão América. Quarteto Fantástico. A épica história que provoca a separação do universo Marvel! 
Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem suas identidades e registrem seus poderes. Para Tony Stark - o Homem de Ferro- é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade civíca. Assim começa a guerra civil. Baseado nos quadrinhos de imenso sucesso - mais de 500.000 de exemplares vendidos! 

...qual seria? 




Posso dizer que o tempo em que os escritores de quadrinhos que se limitavam a escrita apenas de quadrinhos ficou para trás, certo? Uma prova disso é Guerra Civil, um livro com base nos quadrinhos que veio para abrilhantar a ideia de que os escritores pararam de se limitar a uma coisa só. A meu ver isso é maravilhoso e assim eu pude realmente desfrutar de bons dias de leitura.
 Guerra Civil é certamente o livro que vai te fazer amar o mundo criado pela Marvel, e também não posso deixar de mencionar que é um dos mais impressionantes capítulos das histórias criadas pela Marvel Comics, uma vez que rompe as barreiras de dois personagens a quais estávamos acostumados a verem juntos e que foi o grande responsável pela divisão de fãs e das mais complexas discussões para quem é ligado no assunto. Eu mesma sou prova viva que gerou discussão, eu estive metida em algumas (ok, eu defendo mesmo meu pensamento hahaha)
O livro tem a mesma base dos quadrinhos e traz a tona os mesmos personagens, onde, diante da falha dos nossos heróis em proteger os cidadãos após a fuga de alguns vilões de uma prisão estadual que resulta em uma grande explosão que destroça praticamente um quarteirão inteiro. O problema é exatamente este: a ação dos Novos Guerreiros é transmitida ao vivo.
Se não bastasse a destruição em massa, o senado e a população começam a clamar para que o poder dos super heróis seja regulado, nascendo assim a Lei do Registro, que foi fielmente aprovada por Tony Stark –Homem de Ferro- e eternamente odiada por Steve Rogers – Capitão América. A eles se aliam outros heróis, claro, o que torna essa ideia brilhante.
A Lei do Registro nada mais é do que transformar os super heróis em funcionários públicos, com privilégios, desde que se dirigissem a um posto do governo e se revelassem por baixo das máscaras e armaduras. (Ridículo, ops, escapou). 
Acho que vale a pena salientar que o livro é uma adaptação de toda a história dos quadrinhos, ou seja, pode sim existir controvérsias, das quais eu realmente não possuo interesse em discutir uma vez que a essência do que seria a ideia de uma guerra civil tratada pela Marvel é exatamente isso que eles nos trazem no livro. A pergunta que não quer calar para muitas pessoas é: Vale a pena ou não vale ler? Eu sinceramente adorei o livro. Posso dizer que de todos os que já li que eram adaptações dos quadrinhos, esse foi o que eu mais gostei. De uma forma ou de outra temos os melhores personagens dentro de uma só história, então sim, vale a pena você ler nem que seja para conhecer. 
O livro não é longo e não aborda o assunto de uma forma que só os "fanáticos" conseguiriam compreender. Acho que isso é o que mais faz valer a pena ler o livro. É uma forma também de compreender mais profundamente este mundo, afinal a Novo Século tem nos garantido boas adaptações de quadrinhos, e certamente, esta encabeça minha lista neste quesito.   
Eu ferrenhamente defendo as máscaras, sempre vou achar que elas agigantam os super heróis e não concordo com eles se apresentando desta forma, então....Acho ridículo essa ideia de Lei do Registro mas confesso que li o livro tão rápido que me faltam palavras para dizer o quanto eu o adorei. 
Vale ainda salientar que este ano sai o filme que retrata esta passagem no mundo Marvel. Vale a pena conferir, aliás, estou tão ansiosa por ele que irei me decepcionar muito se ele for por uma completa porcaria. 

                                     Quem me conhece sabe que eu sempre estarei no time Capitão
mas e você, já decidiu de que lado você está nesta? 
 até a próxima meus "supers", 

Por Bruna. 

2 comentários:

  1. Por enquanto ainda não sou capaz de escolher um lado rsrs
    Como escolher entre esses dois? A decisão não é fácil.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Dany, nem me fale. Mas eu desde sempre me considero a Sra. Rogers (oi? deixa eu ser feliz vai) HAUSHAUSHA então o meu lado é o dele.
      P.S. pior cena pra mim ver um batendo no outro. Espero sobreviver a isso nos cinemas.
      Animação para o filme?? <3

      Por Bruna.

      Excluir