12 junho 2015

O amor está em gravitação!

Olá pessoal!

Esse Dia dos Namorados me despertou a vontade de fazer um post diferente. Eu amo anime, cosplay e tudo que for do gênero e dentro desse mundo, para quem já é acostumado, sabe que há muita alusão a casais homossexuais, os chamados yaoi. Vou usar o termo mais genérico, até porque não quero assustar ninguém. Voltando ao assunto...o povo oriental parece ter fascínio por isso, uma vez que há uma quantidade enorme de animes, mangas, filmes, doramas e jogos do gênero. Alguns possuem sexo explícito e outros, não passam de um beijo rápido, os shonen’ai. Aliás, o que mais vemos nos países asiáticos são os fanservices entre os músicos famosos e na maioria das vezes eles fazem isso a mando das produtoras. Porém, isso tem transmitido a imagem de serem gays. Quem gosta, sabe muito bem do que estou falando.

Depois dessa curta explicação, vou apresentar uma das histórias mais envolventes que já tive o prazer de conhecer. Como todos sabemos, os mangas costumam ser adaptados para anime e por este motivo, o post vai ser dividido em três partes: manga, anime e light novels. 


Autora: Murakami Maki
Gênero: shonen’ai, comédia, drama, romance, yaoi, música.
Revista: Gentosha
Data de publicação: 1996 – 2002
Volumes: 12

Sinopse: Narrado em forma de comédia, Gravitation conta a divertida história de Shuichi Shindou, um colegial que sonha em se tornar líder de uma banda de música techno. Mas toda sua confiança foi por água abaixo quando Shuichi encontrou, no meio da noite no centro de Tóquio, um sujeito misterioso que critica sem piedade a letra de uma de suas músicas. Na busca para saber a identidade do estranho que fez comentários tão duros ao seu trabalho, Shuichi descobre muito mais sobre si mesmo e percebe que seu pensamento fixo no sujeito vai muito além do orgulho ferido.





Autora: Maki Murakami 
Gênero: Yaoi
Edições: 2 volumes +
Situação: em andamento
Download aqui

Sinopse: Para curar as feridas no coração de Eiri Yuki, ele e seu amante vocalista, Shūichi, viajam até Nova York para visitar o túmulo do seu torturador e primeiro amor, Yuki Kitazawa. Eles descobrem que o primeiro Yuki deixou para trás um filho jovem, Riku, então o estranho casal leva o garoto de volta com eles para o Japão. Quando Shūichi recebe um beijo do louco líder de uma banda rival, Ryūichi, Yuki sente uma raiva ciumenta, e ele e Riku desaparecem, deixando Shūichi para procurá-los em vão.



Anime
Direção: Bob Shirohata
Estúdio: Studio DEEN
Exibição original: 4 de Outubro de 2000 – 10 de Janeiro de 2001
Nº de episódios: 13

OVA
Gravitation: Lyrics of Love
Direção: Shinichi Watanabe
Estúdio: Plum
Nº de episódios: 2

Sinopse: Shuichi Shindou é um vocalista que sonha em ser conhecido no mundo inteiro. Junto de seu melhor amigo, Hiro Nakano, ele monta uma banda chamada "Bad Luck" e também contam com a presença de Suguro Fukisaki, responsável pelos arranjos. Certa noite, Shuichi trabalhava nas letras das músicas, mas estas foram levadas pelo vento, até parar nas mãos de um estranho. Ele é Yuki Eiri, um famoso novelista que critica duramente o trabalho de Shuichi, classificando-o como "obras do primário" e que Shuichi tem um grande talento... um grande talento ZERO. Indignado com a falta de educação de Yuri, Shuichi está determinado a encontra-lo e tirar a limpo tudo isso. Quando finalmente ele o encontra, após uma série de problemas e outros infortúinos, ele descobre que está apaixonado por ele... Mas nem tudo acaba ai, o destino colocará a prova o amor dos dois, através de obstáculos e mais obstáculos no caminho...



Autor: Renon Jun
Ilustração: Murakami Maki
Gênero: shonen’ai, comédia, drama, romance, yaoi, música.
Editora: NewPOP
Data de publicação: 2007
Volumes: 2

Sinopse: Em Gravitation Red, Shindo e sua banda vão sofrer vários atentados causados pelos fãs de outras bandas. Sua rivalidade com a banda rival ASK vai pegar fogo. E uma grande oportunidade vai surgir…! Mas enquanto toda essa zona acontece Shindo está perdido nos próprios pensamentos sobre Yuki, como lidar com seus próprios sentimentos?

Já em Gravitation Blue, a Bad Luck sai para uma turnê pelo Japão. É muito doloroso para Shindo abandonar Yuki por tanto tempo, assim na primeira folga ele foge para a casa de Yuki e descobre que ele foi sequestrado…? Um bilhete suspeito e vago foi deixado no local, e agora? Será que o amor da sua vida está em apuros? Shuichi moverá montanhas e secará oceanos em busca de Yuki e de quebra continuará sua turnê!


Minha vontade era falar sobre cada um separadamente, mas é muito material e as histórias se cruzam a todo momento, por este motivo decidi apenas contar o que me fez gostar tanto de Gravitation.

O que me chamou a atenção logo de cara foram os traços dos personagens. Para mim, eles são lindos demais e muito delicados. Tudo bem que o Shuichi não precisava parecer uma menina, mas é o que há para o momento. Já o Yuki, é meu bebê e a autora conseguiu transmitir a intensa personalidade dele por meio de seu olhar e aqui eu me refiro ao manga, que eu acredito ser muito mais complicado do que no anime.

O segundo motivo, foi a música. Como já devem ter percebido pelas sinopses, a história é à respeito de um garoto que sonha em ter uma banda e fazer sucesso. As músicas são muito bonitas e estão todas disponíveis aqui. A interpretação delas, quando cantadas pelo Shuichi, ficou por conta de Kinya Kotani.

Terceiro motivo, foi a comédia e aqui eu tenho que ser sincera, às vezes tem cenas que chegam a ser vergonhosas. Sabe aquela expressão “vergonha alheia”? É exatamente assim que eu me sentia e independemente se for no manga, anime ou light novel. Ah sim, não posso esquecer das cenas mega dramáticas do Shuichi. Ele é do tipo que faz uma tempestade em um copo de água por qualquer coisa. Ok, ele é muito irritante e chato.

Quarto motivo, fica com a história. Claro né? Estava faltando isso. Gravitation é uma história de romance, então é óbvio que terá um casal principal, no caso o Shuichi e o Yuki. E eles são um casal gay para todos os preconceituosos de plantão! Os dois são muito divertidos juntos, uma vez que o Shuichi é do tipo atrapalhado e bobo e o Yuki é todo sério, tem um passado amargo e uma personalidade intensa demais. Dá até para dizer que eles se completam (o que não é 100% verdade, porque o Yuki ignora a todo momento o garoto).

Reparei que não falei nada sobre os light novels ainda e eles merecem uma atenção um pouco mais especial. Bom, pra começar eles diferem do manga por serem em formato de brochura, mas possuem algumas imagens dos personagens. Aliás, o interior deles é bem bonito, vou deixar uma foto para vocês verem. Quanto à história, pra quem viu o anime e leu o manga, vai perceber que o autor conseguiu transmitir muito bem a personalidade de cada um ao longo da narração. Eu particularmente, me encantei com ambos light novels, principalmente pelo fato de ter sido bem complicado conseguir eles pra comprar.


Light Novel Gravitation R.E.D

Para os que tem curiosidade, mas não se sentem muito à vontade com este gênero, já aviso que o anime não contém cenas picantes entre eles e o que se vê é um beijo de vez em quando. Já no mangá (estou na metade ainda), também não tenho visto cenas fortes, continuo apenas presenciando alguns beijos. E os light novels, são mais picantes na capa do que no interior. Agora, para aqueles que curtem um lemon (cenas de sexo explícito), eu recomendo “ler” as doujinshi, disponíveis em português aqui.

Então meus amores, me desculpem por essas postagem ter ficado tão grande, mas é que tem muita coisa pra comentar e eu ainda tentei resumir o máximo possível. Espero que vocês gostem e....

FELIZ DIA DOS NAMORADOS


P.S.: Quem escreve é solteira.

Por  Jéssica ♔

2 comentários:

  1. Oi Jéssica, muito interessante o seu post, não entendo nada sobre o gênero. :( já tive até vontade de me arriscar mas não sabia nem por onde começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Tem muito anime do gênero com histórias lindas e divertidas. E claro que sem cenas picantes. Há até aqueles que só tem um beijo no último episódio. Se você quiser algumas dicas, é só entrar em contato pelo formulário ao lado. Tem alguns que são clássicos para quem curte e tenho certeza que tu irá adorar! ~Jessica

      Excluir